sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Salve geral

Maio de 2006, dia das mães. Uma organização criminosa arma um esquema complexo para parar São Paulo. E conseguem. 293 ataques, 41 policiais e agentes de segurança assassinados, 54 feridos, 82 ônibus queimados, entre outros. Um fato inesquecível para a cidade de São Paulo, sobretudo àqueles que têm família na Polícia Militar.

Outubro de 2009. Sérgio rezende (Zuzu Angel, 2 filhos de Francisco - roteiro), lançará um longa metragem baseado nos fatos de 2006. O filme, que pode ser o concorrente brasileiro ao Oscar por melhor produção estrangeira, conta a história de uma mãe disposta a percorrer a fina linha de seus valores éticos (ética como mãe? Ética como cidadã?) para salvar seu filho,Rafael, 18 anos, preso.

Vejam o trailer:




Me lembro que aproveitei os acontecimentos da época para questionar o alcance e efetividade do Estado. Ficou muito claro que, onde o Estado não chega, logo surgem novos poderes paralelos. É um movimento natural que advém das relações de micropoder sociais. O Estado não garantia os direitos dos presos e marginalizados, logo surgiu uma nova figura com pretensão à soberania para ocupar o vácuo criado. Ilegítimo, porém aceito socialmente.

E o filme vale para questionamentos éticos. A mãe que quer salvar seu filho está disposta a cruzar a lei para conseguir seu fim último. Aqui fica a questão: que papel esta(s) mulher(es) devem seguir - e portanto, que conduta tomar? O papel de mãe querendo proteger os seus ou o papel de uma cidadã a cumprir com seus deveres sociais e cívicos num Estado ausente? A espera pelo filme é grande.

E quem comparar com Tropa de Elite perde o dedão da mão direita. Depois do Capitão Nascimento, qualquer filme nacional com tiro é cópia da obra de José Padilha.

Abraços!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Incrível.
    Poucas famílias viram e sentiram tão de perto esse episódio.
    Por mais que nada de tão desastroso tenha acontecido, posso dizer: Eu estava lá.

    Estava lá e questiono a tentativa de uma sociedade débil e desesperada de encontrar sentido e razão em meio ao caos social gerado por ela própria, (estou incluido nessa sociedade, tenho minha parcela de culpa e carrego meus demônios por isso) assim como procurar moral e ética se na verdade tudo foi perdido quando nos afogamos em uma das maiores e mais complexas Legislações Constitucionais do mundo.

    "O excesso de leis é o retrato da falta de moral e ética de uma sociedade."

    Durkheim.

    Cada vez melhor o blog irmão, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns retribuido thiago .... um blog é mais uma ferramenta democrática na disseminação de conhecimento ...abraço e sorte na sua carreira !!!!

    ResponderExcluir

Filosofando