sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Filosofia em quadrinhos

Quadrinhos do tipo Sandman, V de Vingança ou Watchmen são conhecidos e famosos por -além de seus méritos artísticos- propiciarem reflexões dignas em formas alternativas de linguagens que não as linhas de um livro. Agora estes encontram companhia nas prateleiras pensantes. Uma coleção de quadrinhos lançada há pouco tempo leva obras como "O Príncipe" de Maquiavel para os quadrinhos. Também farão parte desta coleção: "A Utopia" de Tomas Moore, "Cândido" de Voltaire, "Elogio da loucura" de Rotterdam e outros 6 volumes relacionados a acontecimentos históricos.


O que pode fazer torcer o nariz de alguns conservadores preocupados com a banalização e simplificação da filosofia é um poderoso recurso didático e de divulgação filosófica.


O interessante e inusitado em passar filosofia em forma de quadrinhos é que é uma linguagem diversificada que é muito mais direta em passar emoções e dramaticidades não presentes nas obras originais, atraindo assim, leitores que não estariam dispostos a uma leitura densa e complicada das obras no original. 
Essa nova emoção gerada pelas HQs deve servir apenas como uma fonte de pesquisa que não se esgota nesta leitura. Toda adaptação é um corte e a transposição do livro para a HQ também limita a beleza do texto original e seu desenrolar lógico. Mas pode servir como uma porta a um novo mundo, um incentivo à leituras originais e diferenciadas. Assim como o leitor de Machado hoje é o leitor de Cebolinha há 10 anos. Agora os nerds não têm mais desculpa!!









Imagem de "Maquiavel", já disponível em versão quadrinhos.

Ao som de: Dog Fashion Disco - Leper Friend

2 comentários:

  1. POsts estão melhorando!!! Cada vez mais enxutos e com mais material, essa é a pegada, parabéns professor ˆˆ, ja falou do blog pro resto da familia??

    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Opa, obrigado!
    Ainda não, mas estou divulgando!!

    Beijo brother!

    ResponderExcluir

Filosofando