sexta-feira, 27 de março de 2009

Texto para a avaliação de Filosofia 2

Segue o segundo texto utilizado para a avaliação de Filosofia do mês de Março para o Ensino Médio:

“Um dos grandes filósofos gregos, que viveu há mais de dois mil anos, acreditava que a filosofia era fruto da capacidade do homem de se admirar com as coisas. Ele achava que para o homem a vida é algo tão singular que as perguntas filosóficas surgem como que espontaneamente. É como o que ocorre quando assistimos a um truque de mágica: não conseguimos entender como é possível acontecer aquilo que estamos vendo diante de nossos olhos. E então, depois de assistirmos à apresentação, nos perguntamos: como é que o mágico conseguiu transformar lenços de seda brancos num coelhinho vivo?
Para muitas pessoas, o mundo é tão incompreensível quanto o coelhinho que um mágico tira de uma cartola que, há poucos instantes, estava vazia(...)
A única diferença entre nós e o coelhinho branco é que o coelhinho não sabe que está participando de um truque de mágica. Conosco é diferente. Sabemos que estamos fazendo parte de algo misterioso e gostaríamos de poder explicar como tudo funciona.”

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Cia das letras, 2005. Pp. 24-26.

Com conhecimento do conteúdo apresentado em aula, e tendo como base os textos apresentados, desenvolva uma dissertação sobre a filosofia nos dias de hoje: tente abordar sua necessidade, seu papel, sua função, seu nascimento e futuro.
Lembre-se que serão analisados, além de elementos gramaticais, a coerência, a coesão, capacidade de expor idéias (raciocínio e argumentação) e conhecimento dos conteúdos vistos nas aulas.
Mínimo de 20 linhas.
Boa Prova!
Prof. Thiago Minnemann



Ao som de: Chico Buarque - Palavra de mulher (ao vivo)

6 comentários:

  1. Ta muito bom o blogg! Vou linkar ele no blogg do grupo NDA e no danificando!

    abração!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Thiagão! A questão RELIGIÃO X CIÊNCIA é perceptível, mais uma vez, na seguinte frase: "Sabemos que estamos fazendo parte de algo misterioso e gostaríamos de poder explicar como tudo funciona.”
    Acredito que tudo teve origem pela vontade de Deus, mas o homem tem a capacidade, não de explicar, de estudar tudo o que existe e compreender as estruturas, por exemplo.

    Abraçoss!

    Fábio Pelegrino Pinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto em velho

    sobre esse "mundo tão incompreensível" e "Sabemos que estamos fazendo parte de algo misterioso" me faz lembrar como Carl Sagan (sempre ele, rsrs) se referia ao conhecimento humano, em Cosmos:

    "estamos a margem do oceano cosmico, com água apenas um pouco a mais do que o tornozelo"

    ResponderExcluir
  4. Reconheci o trecho do livro qndo comecei e ler! hahah.. muito bom! e bem simples também.

    e nossa, eu tive uma questão beem parecida nos primeiros dias de aula.. se vce tivesse lançado esse blog antes, eu teria me dado melhor (y)

    ResponderExcluir
  5. Hei..desculpa não poder add no meu blog..masss...huummm..fico bem legal msm o blog...boa sorte ai. abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oiii tiago
    O meu professor pediu um trabalho pra casa mais nao sei oq ele queria dizer com isso ..
    Oq ele pediu era isoo ..
    Conceitue filosofia diferenciando da mitologia e do senso comum ...

    ResponderExcluir

Filosofando