Segue o planejamento das aulas apresentado no início do curso:
-Introdução à Filosofia
-As origens da Filosofia no Ocidente
- Sócrates
-Platão
-Aristóteles
- Filosofia Helenística
-Epicurismo
-Estoicismo
-Filosofia Medieval
-Santo Agostinho
-São Tomás De Aquino
-Filosofia Moderna
-René Descartes
-John Locke
- David Hume
-Immanuel Kant
- Friederich Nietzsche
-Jean-Paul Sartre e o existencialismo
- Martin Heidegger
- Filosofia da ciência
-Filosofia da Ciência
-Lógica
-Ética
-Bioética
Ao som de: Paco de Lucia - Jazz Latin
sábado, 14 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Thiago,eu queria mesmo é fazer uma pergunta:
ResponderExcluirpq a Idade Média é conhecida tbm como Idade das Trevas???? Ja me diseram q isso é pegadinha, invensão, e tbm disseram q é pq muitos cientistas, fisicos e filosofos foram assissinados pelo clero, por falar q o mundo era redondo por exemplo, o q ia totalment contra os ensinamentos da igreja na época. aí eu fiquei totakmente encima do muro...
vc concegue acabar cm essa duvida?
Olá Anônimo.
ResponderExcluirÉ claro que é uma invenção. Assim como é invenção o nome "Idade Média". Tudo o que o homem cria é uma invenção. Mas de modo algum pegadinha.
O termo "Idade das Trevas" surgiu pra designar a Idade Média no séc. XVIII com os Iluministas. O iluminismo defendia basicamente o pensamento racional como forma de resolver todos os problemas da humanidade. A razão seria a solução de todos os problemas e a ferramenta perfeita, a razão que traria luz aos homens que viveram, até a época, na escuridão (daí o nome "Iluminismo", de iluminar).
Como a Idade Média foi marcada pelo pensamento religioso e pela fé (inimigos mortais da razão), os iluministas denominaram esse período de Idade das Trevas, em referência à falta do uso da razão no período que vai do Séc V ao XV a.C. aproximadamente.