Vamos às questões dadas em sala de aula na semana sobre o visto até agora: o princípio da filosofia e os pressocráticos (material completo sobre pressocráticos disponível em breve aqui no blog)
1) Defina o conhecimento adquirido por meio do senso comum.
2) Em que consiste o novo conceito de verdade criado pelos filósofos gregos?
3) Descreva em poucas linhas os pontos comuns e as diferenças entre mito e filosofia.
4) Dê as principais características da filosofia pressocrática.
5) Leia a citação de Parmênides e explique seu significado; compare-o com o pensamento de Heráclito.
“Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é: afirmação que bem deves considerar”.
“Por outro lado, [o ser] imóvel nos limites de seus poderosos liames, é sem começo e sem fim; pois geração e destruição foram afastadas para longe, repudiadas pela verdadeira convicção. Permanecendo idêntico e em um mesmo estado, descansa em si próprio, sempre imutavelmente fixo e no mesmo lugar.”
2) Em que consiste o novo conceito de verdade criado pelos filósofos gregos?
3) Descreva em poucas linhas os pontos comuns e as diferenças entre mito e filosofia.
4) Dê as principais características da filosofia pressocrática.
5) Leia a citação de Parmênides e explique seu significado; compare-o com o pensamento de Heráclito.
“Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é: afirmação que bem deves considerar”.
“Por outro lado, [o ser] imóvel nos limites de seus poderosos liames, é sem começo e sem fim; pois geração e destruição foram afastadas para longe, repudiadas pela verdadeira convicção. Permanecendo idêntico e em um mesmo estado, descansa em si próprio, sempre imutavelmente fixo e no mesmo lugar.”
E os testes:
1) Leia atentamente as proposições e assinale (V) para cada afirmação verdadeira e (F) para cada afirmação falsa:
( )Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eleia foram dois dos mais importantes filósofos do chamado período pressocrático. Enquanto o primeiro compreendia a realidade como o fluxo ou devir permanente e eterno, o segundo compreendia a realidade como aquilo que permanece sempre idêntico a si mesmo e imutável
( )A tese sobre a realidade ou o Ser de Heráclito pode ser expressa, em síntese, da seguinte maneira:“O ser é (existe) e o não-ser não é (não existe)”. Já a tese de Parmênides de resumiria assim: “O não-ser é (existe)e o ser não é (não existe).
( )Como Heráclito e Parmênides pensavam apenas por metáforas (linguagem figurada), pode-se dizer que estavam muito mais próximos dos poetas, como Homero e Hesíodo, do que dos filósofos e da busca pela verdade.
( )Embora a concepção do Ser ou da realidade seja para Heráclito e Parmênides bastante distinta e até mesmo oposta, é necessário reconhecer que, tanto para um quanto para outro, os sentidos e o senso comum não alcançam o verdadeiro conhecimento, mas engendram apenas a opinião (doxa) Para ambos, apenas o pensamento (logos) pode conhecer a verdade
( )Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eleia foram dois dos mais importantes filósofos do chamado período pressocrático. Enquanto o primeiro compreendia a realidade como o fluxo ou devir permanente e eterno, o segundo compreendia a realidade como aquilo que permanece sempre idêntico a si mesmo e imutável
( )A tese sobre a realidade ou o Ser de Heráclito pode ser expressa, em síntese, da seguinte maneira:“O ser é (existe) e o não-ser não é (não existe)”. Já a tese de Parmênides de resumiria assim: “O não-ser é (existe)e o ser não é (não existe).
( )Como Heráclito e Parmênides pensavam apenas por metáforas (linguagem figurada), pode-se dizer que estavam muito mais próximos dos poetas, como Homero e Hesíodo, do que dos filósofos e da busca pela verdade.
( )Embora a concepção do Ser ou da realidade seja para Heráclito e Parmênides bastante distinta e até mesmo oposta, é necessário reconhecer que, tanto para um quanto para outro, os sentidos e o senso comum não alcançam o verdadeiro conhecimento, mas engendram apenas a opinião (doxa) Para ambos, apenas o pensamento (logos) pode conhecer a verdade
2) (UFU 2002)“Só resta o mito de uma via, a do ser; e sobre esta existem indícios de que sendo não gerado é também imperecível, pois é todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo (…)”
A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que:
A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que:
( ) a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
( ) o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
( ) o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro
( ) o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
( ) o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro
3) (UFU 2003) “Só é possível pensar e dizer que o ente é, pois o ser é, mas o nada não é; sobre isso, eu te peço, reflita, pois esta via de inquérito é a primeira de que te afasto; depois afasta-te daquela outra, aquela em que erram os mortais desprovidos de saber e com dupla cabeça, pois, no peito, a hesitação dirige um pensamento errante: eles se deixam levar surdos e cegos, perplexos, multidão inepta, para quem ser e não ser é considerado o mesmo e não o mesmo, para quem todo o caminho volta sobre si mesmo”.
Sobre este trecho do poema de Parmênides, é correto afirmar que
Sobre este trecho do poema de Parmênides, é correto afirmar que
I - só se pode pensar e dizer que o ser é.
II - para os mortais o ser é considerado diferente do não ser.
III - é possível dizer o não ser, embora não se possa pensá-lo.
IV - duas vias de inquérito devem ser afastadas: a do não ser e a dos mortais.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas
( ) II e III
( ) II e IV
( ) I e III
( ) I e IV
II - para os mortais o ser é considerado diferente do não ser.
III - é possível dizer o não ser, embora não se possa pensá-lo.
IV - duas vias de inquérito devem ser afastadas: a do não ser e a dos mortais.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas
( ) II e III
( ) II e IV
( ) I e III
( ) I e IV
4) (UFU-1998) - Heráclito de Éfeso afirmava que "ninguém pode banhar-se duas vezes nas mesmaságuas de um rio". Para ele, o que mantém o fluxo do movimento é:
a) a identidade do ser.
b) o simples aparecer de novos seres.
c) a harmonia que vem da calmaria dos elementos.
d) a estabilidade do ser.
e) a luta dos contrários, pois "a guerra é pai de todos, rei de todos”.
a) a identidade do ser.
b) o simples aparecer de novos seres.
c) a harmonia que vem da calmaria dos elementos.
d) a estabilidade do ser.
e) a luta dos contrários, pois "a guerra é pai de todos, rei de todos”.
5) (UFU-1999) Parmênides de Eléia, filósofo pré-socrático, sustentava que:
I- o ser é.
II- o não-ser não é.
III- o ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
IV- o ser é pensável e o não-ser é impensável.
Assinale
a) se apenas I, III e IV estiverem corretas.
b) se apenas I, II e III estiverem corretas.
c) se apenas II, III e IV estiverem corretas.
d) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
I- o ser é.
II- o não-ser não é.
III- o ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
IV- o ser é pensável e o não-ser é impensável.
Assinale
a) se apenas I, III e IV estiverem corretas.
b) se apenas I, II e III estiverem corretas.
c) se apenas II, III e IV estiverem corretas.
d) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
kd as respostas?
ResponderExcluirPreciso das respostas tbem por favor me passes rápido!
ResponderExcluirBoa Tarde
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, ate irei adiciona-lo como favorito, mas gostaria de saber a resposta da questão 02 do vestibular:
2) (UFU 2002)“Só resta o mito de uma via, a do ser; e sobre esta existem indícios de que sendo não gerado é também imperecível, pois é todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo (…)”
A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que:
( ) a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
( ) o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
( ) o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro
Se você me puder dizer qual é a alternativa certa, posta no blog ou esvreva para mim: luisotavioperin@gmail.com
oi, preciso das respostas, com urgencia
ResponderExcluirluisotavioperin@gmail.com
TENHA MISERICORDIA DE NOS, QUEREMOS AS RESPOSTAS THITHIZINHO LIDAÃO DO MEU TUMTUM(CORAÇÃO PRA QUEM NAO SABI)
ResponderExcluir2) (UFU 2002)“Só resta o mito de uma via, a do ser; e sobre esta existem indícios de que sendo não gerado é também imperecível, pois é todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo (…)”
ResponderExcluirA partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que:
( ) a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
( ) o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
( ) o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro
querooo a respostaa certaaa