quarta-feira, 15 de abril de 2009

Questões em sala

Olá!

Vamos às questões dadas em sala de aula na semana sobre o visto até agora: o princípio da filosofia e os pressocráticos (material completo sobre pressocráticos disponível em breve aqui no blog)

1) Defina o conhecimento adquirido por meio do senso comum.

2) Em que consiste o novo conceito de verdade criado pelos filósofos gregos?

3) Descreva em poucas linhas os pontos comuns e as diferenças entre mito e filosofia.

4) Dê as principais características da filosofia pressocrática.

5) Leia a citação de Parmênides e explique seu significado; compare-o com o pensamento de Heráclito.
“Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é: afirmação que bem deves considerar”.
“Por outro lado, [o ser] imóvel nos limites de seus poderosos liames, é sem começo e sem fim; pois geração e destruição foram afastadas para longe, repudiadas pela verdadeira convicção. Permanecendo idêntico e em um mesmo estado, descansa em si próprio, sempre imutavelmente fixo e no mesmo lugar.”

E os testes:

1) Leia atentamente as proposições e assinale (V) para cada afirmação verdadeira e (F) para cada afirmação falsa:

( )Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eleia foram dois dos mais importantes filósofos do chamado período pressocrático. Enquanto o primeiro compreendia a realidade como o fluxo ou devir permanente e eterno, o segundo compreendia a realidade como aquilo que permanece sempre idêntico a si mesmo e imutável
( )A tese sobre a realidade ou o Ser de Heráclito pode ser expressa, em síntese, da seguinte maneira:“O ser é (existe) e o não-ser não é (não existe)”. Já a tese de Parmênides de resumiria assim: “O não-ser é (existe)e o ser não é (não existe).
( )Como Heráclito e Parmênides pensavam apenas por metáforas (linguagem figurada), pode-se dizer que estavam muito mais próximos dos poetas, como Homero e Hesíodo, do que dos filósofos e da busca pela verdade.
( )Embora a concepção do Ser ou da realidade seja para Heráclito e Parmênides bastante distinta e até mesmo oposta, é necessário reconhecer que, tanto para um quanto para outro, os sentidos e o senso comum não alcançam o verdadeiro conhecimento, mas engendram apenas a opinião (doxa) Para ambos, apenas o pensamento (logos) pode conhecer a verdade

2) (UFU 2002)“Só resta o mito de uma via, a do ser; e sobre esta existem indícios de que sendo não gerado é também imperecível, pois é todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo (…)”
A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que:

( ) a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
( ) o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
( ) o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro

3) (UFU 2003) “Só é possível pensar e dizer que o ente é, pois o ser é, mas o nada não é; sobre isso, eu te peço, reflita, pois esta via de inquérito é a primeira de que te afasto; depois afasta-te daquela outra, aquela em que erram os mortais desprovidos de saber e com dupla cabeça, pois, no peito, a hesitação dirige um pensamento errante: eles se deixam levar surdos e cegos, perplexos, multidão inepta, para quem ser e não ser é considerado o mesmo e não o mesmo, para quem todo o caminho volta sobre si mesmo”.
Sobre este trecho do poema de Parmênides, é correto afirmar que

I - só se pode pensar e dizer que o ser é.
II - para os mortais o ser é considerado diferente do não ser.
III - é possível dizer o não ser, embora não se possa pensá-lo.
IV - duas vias de inquérito devem ser afastadas: a do não ser e a dos mortais.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas
( ) II e III
( ) II e IV
( ) I e III
( ) I e IV

4) (UFU-1998) - Heráclito de Éfeso afirmava que "ninguém pode banhar-se duas vezes nas mesmaságuas de um rio". Para ele, o que mantém o fluxo do movimento é:

a) a identidade do ser.
b) o simples aparecer de novos seres.
c) a harmonia que vem da calmaria dos elementos.
d) a estabilidade do ser.
e) a luta dos contrários, pois "a guerra é pai de todos, rei de todos”.

5) (UFU-1999) Parmênides de Eléia, filósofo pré-socrático, sustentava que:

I- o ser é.
II- o não-ser não é.
III- o ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
IV- o ser é pensável e o não-ser é impensável.

Assinale

a) se apenas I, III e IV estiverem corretas.
b) se apenas I, II e III estiverem corretas.
c) se apenas II, III e IV estiverem corretas.
d) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

6 comentários:

  1. Preciso das respostas tbem por favor me passes rápido!

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  2. Boa Tarde

    Gostei muito do seu blog, ate irei adiciona-lo como favorito, mas gostaria de saber a resposta da questão 02 do vestibular:

    2) (UFU 2002)“Só resta o mito de uma via, a do ser; e sobre esta existem indícios de que sendo não gerado é também imperecível, pois é todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo (…)”
    A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que:

    ( ) a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
    ( ) o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
    ( ) a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
    ( ) o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro

    Se você me puder dizer qual é a alternativa certa, posta no blog ou esvreva para mim: luisotavioperin@gmail.com

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  3. oi, preciso das respostas, com urgencia
    luisotavioperin@gmail.com

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  4. TENHA MISERICORDIA DE NOS, QUEREMOS AS RESPOSTAS THITHIZINHO LIDAÃO DO MEU TUMTUM(CORAÇÃO PRA QUEM NAO SABI)

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  5. 2) (UFU 2002)“Só resta o mito de uma via, a do ser; e sobre esta existem indícios de que sendo não gerado é também imperecível, pois é todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo (…)”
    A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que:



    ( ) a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
    ( ) o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
    ( ) a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
    ( ) o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro


    querooo a respostaa certaaa

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