sábado, 14 de março de 2009

O Pálido Ponto Azul











Olá a todos!


É sabido que o primeiro passo para o filosofar é o espanto com o mundo, a admiração. Já escreveu Aristóteles em sua Metafísica que "A maravilha sempre foi, antes como agora, a causa pela qual os homens começaram a filosofar (...) Procurar uma explicação e admirar-se é reconhecer-se ignorante". O oposto da admiração com o mundo é quando tudo cai no comum, quando tudo passa a ser normal, quando olhamos as coisas e não nos importamos. Isso é a banalização e ocorre pelo costume com tudo o que nos cerca. Todo dia o mesmo por-do-sol, todo dia o mesmo trânsito caótico das metrópoles, todo dia a violência, barbárie, destruição. Algo que, no início, nos comovia e encantava, com o passar dos anos passa a ser comum. E o comum é banal. É a banalização da violência, do mundo e - que triste- da própria existência!

O filósofo é aquele que nunca perdeu o encanto com o mundo. Nesse sentido costumo dizer que o filósofo é uma eterna criança, não pela inoncência e pureza, mas pelo eterno maravilhar-se com a existência. O filósofo olha o banal e percebe que não é tão comum assim, que pode não ser desse jeito específico, que algo pode ser olhado por um outro prisma. Então passa a refletir e questionar certas coisas. Daí o mito - repito: mito - que todo filósofo é revolucionário e perturbador da ordem pública.

É necessário resgatar o encanto com o mundo, estimular tal ponto de vista diferenciado pois , como diz Maurice de Merleau-Ponty "filosofar é reaprender a ver o mundo". Pensando nisso, passo nas minhas aulas este vídeo de um texto escrito pelo cientista -e eterno- Carl Sagan, falecido em 1996 que, entre outras coisas, tem o mérito de colocar-nos no nosso lugarzinho e encantar-nos para vastidão do cosmos.

Com vocês, O Pálido Ponto Azul



E para quem gosta de cinema, um prato cheio. Tentem identificar os diversos filmes.
Até a próxima, abraços!

Thiago Minnemann

Ao som de: Dog Fashion Disco - Moonlight city drive

2 comentários:

  1. Gostei do seu texto.
    Esse vídeo é genial1
    E eu quero ter aulas de filosofia com você. :( haha
    Acompanhá-lo-ei.
    Beijo, beijo, querido!
    E obrigada por indicar o blog. :*

    ResponderExcluir
  2. Acho um problemão.. a coisa fica super séria a partir do momento que nada mais causa um efeito em vce.
    Bacana mesmo seria acordar todo dia com um "olhar novo".

    E, vce não poderia ter postado um video melhor! minha nossa. Ótimo em muitos pontos que eu até me perdi no que oderia dizer, há!

    Ótimas palavras, video e música!
    beijo.

    ResponderExcluir

Filosofando