quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O que é conhecimento?

Ólá turma. Aí vai o texto utilizado na aula de Filosofia do dia 9/02, para o projeto "Águas demais".


"O que é conhecimento?

Pedimos somente um pouco de ordem para nos proteger do caos. Nada é mais doloroso, mais angustiante do que um pensamento que escapa a si mesmo, idéias que fogem, que desaparecem apenas esboçadas, já corroídas pelo esquecimento ou precipitadas em outras, que também não dominamos. [...] Perdemos sem cessar nossas idéias. É por isso que queremos tanto agarrar-nos a opiniões prontas.
Deleuze e Guattari – O que é Filosofia?


A verdade

Todo conhecimento coloca o problema da verdade, quando nos perguntamos se o que está sendo enunciado corresponde ou não à realidade.

Comecemos distinguindo verdade e realidade. Na linguagem cotidiana, frequentemente os dois conceitos tendem a se confundir. Se nos referimos a um colar, a um quadro, a um dente, só podemos afirmar que são reais e não verdadeiros ou falsos. Se dizemos que o colar ou o dente são falsos, devemos reconhecer que o “falso” colar é uma verdadeira bijuteria e o “falso” dente um verdadeiro dente postiço.

O falso ou o verdadeiro não estão na coisa mesma, mas no juízo, e portanto no valor de verdade da afirmação. Há verdade ou não dependendo de como a coisa aparece para o sujeito que conhece. Por isso dizemos que algo é verdadeiro quando é o que parece ser. [...]


O critério da verdade

As questões analisadas nos remetem para a discussão a respeito do critério de verdade. Qual o sinal que permite reconhecer a verdade e distingui-la do erro? A resposta a essa pergunta tem variado no tempo, como veremos.

Há uma longa tradição na história da filosofia segundo a qual o critério da verdade é a evidência. Nesse sentido, para os gregos, verdade é aletheiam que significa não-oculto, portanto o que se desvela, o que é visto, o que é evidente. Algo verdadeiro seria o que corresponde à realidade, tal qual ela se mostra a nós.

Os escolásticos, filósofos medievais, seguindo a tradição aristotélica, repetem que “a verdade é a adequação do nosso pensamento às coisas.” O juízo seria verdadeiro quando a representação é a cópia fiel do objeto representado.

O critério da evidência sofreu posteriormente inúmeras críticas, sobretudo a partir da Idade Moderna, quando se rompe a crença de que a realidade do mundo aí está para ser conhecida na sua transparência. A questão do conhecimento passa a ser mais complexa: como julgar a verdade da representação do real pelo pensamento?Além disso, os filósofos da modernidade questionam a possibilidade mesma de conhecimento do real. Vejamos os exemplos de Descartes, Nietzsche, os pragmatistas, filósofos analíticos e Jürgen Habermas."

(Adaptado de ARANHA, Maria Lucia de A. Aranha. Filosofando - Introdução à filosofia)

3 comentários:

  1. Gostei muito da relação, do primeiro texto, criada entre conhecimento e criatividade.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser uma discução antiga eu gostei dessa nova abordagem

    ResponderExcluir

Filosofando